Crise? Mas por que o BI não para de crescer? Por Diego Elias
O cenário atual realmente não parece animador. Empresas fechando, faturamento despencando, profissionais à procura de recolocação, e tudo isso parece muito distante de acabar.
Diante deste panorama, muitas empresas estão revendo sua postura e enxergam na inovação (e renovação) a chance para se manterem firmes ou de, quem sabe, se reapresentarem ao mercado.
Ao contrário do que muitos pensam, a crise não deve ser vista como motivo de desânimo e justificativa do insucesso, mas sim como desafio e principalmente preparação. A crise vem para todos, e aqueles que souberem fazer a leitura correta do momento, irão ganhar espaço no mercado.
É na crise que surgem grandes oportunidades. A exemplo disso estão muitas startups, que enxergam na situação a perfeita chance de suas ideias e propostas disruptivas ganharem força. Isso porque as exigências do consumidor nos bens e serviços do mercado são cada vez maiores, tanto em qualidade, quanto em preço.
A crise torna oportuno a aplicação de BI e analytics para auxiliar a tomada de decisão e gerar insights de negócio que trarão monetização de produtos e serviços. Está aí o motivo pela grande procura por profissionais de análise de dados. Várias empresas compreendem a importância deste profissional, e entendem o poder transformador que as soluções de BI podem agregar ao seu negócio. Analisar dados não é apenas importante, como passa a ser indispensável para manter a competitividade nessa conjuntura pouco favorável.
É hora das organizações reverem os custos? Sem dúvida. Porém, mais do que isso, é o momento para entender a situação “adversa” e transformá-la em oportunidade para os negócios. E nesse momento o BI pode fazer toda a diferença: transformar os dados, em valiosas informações para melhor decidir. Informações precisas possibilitam identificar padrões e direcionar objetivos em curto, em médio e até longo prazo. E são as decisões assertivas que direcionam as empresas rumo ao sucesso.
O BI impulsiona as vendas e o marketing das organizações, passando pela otimização dos custos, aperfeiçoamento de processos, aumento de produtividade e muitos outras melhorias mensuráveis (e não mensuráveis). O BI também propõe um modelo de gestão através de indicadores de resultados que promove a empresa a um outro patamar nas análises do negócio.
Contudo, a visão da organização para os benefícios disponíveis nessas soluções é um fator importantíssimo para a efetiva aplicabilidade nos seus negócios. Essas sairão na frente do mercado, levando grande parcela dos consumidores que estão sedentos por inovação.
Reformulando então: O cenário atual realmente não parece animador. Empresas fechando, faturamento despencando, profissionais a procura de realocação, mas a oportunidade está aí, batendo à porta.
Cadastre-se agora mesmo e continue acompanhando os próximos artigos! Inscreva-se AQUI. Veja outros artigos na seção ARTIGOS. Qualquer dúvida ou comentário, utilize a área de CONTATO.
Até a próxima!