A diferença entre métrica e indicador Por Diego Elias
Em projetos de Business Intelligence (BI) é comum serem discutidos diversos pontos essenciais para a implementação correta da solução. Muito é debatido também em cima de assuntos como métricas e indicadores de desempenho. A todo momento falamos desses termos, mas sem saber às vezes a real diferença. Afinal, o que muda entre um e outro?
Quando trabalhamos com informações é muito importante conhecer essa distinção pois são instrumentos importantíssimos e que conduzem a avaliação de nossas análises. Saber a diferença entre métrica e indicadores também nos auxilia na percepção e apuração correta dos resultados.
Métricas são medidas brutas que servem de subsídios aos indicadores. São compostas por vários tipos, como valor, quantidade, peso, volume ou outro formato quantitativo. São a base para a constituição dos indicadores de desempenho.
No BI as métricas correspondem aos dados atômicos armazenados na estrutura de tabelas Fato de um Data Warehouse. São os quantificadores das informações qualitativas disponíveis nas tabelas de Dimensão.
Já quando falamos de indicadores, normalmente estamos referenciando aos indicadores de desempenho (Key Performance Indicator - KPI). Com uma redundância intencional e meio óbvia, podemos dizer que indicador é aquilo que indica algo ou alguma situação específica. Ele também verifica o cumprimento das metas estabelecidas dentro da organização.
Vamos ao exemplo com a seguinte métrica:
-
3 unidades de maçãs
Meio difícil tomar um decisão sobre essa informação, correto? Podemos até utilizá-la como auxílio a alguma decisão operacional, mas não com o mesmo alcance que um indicador poderia fornecer. Porém essa métrica pode ser utilizada para a criação de indicadores, como o exemplo a seguir:
-
Percentual de venda de maçãs foi de 30% sobre o total do faturamento
Perceba que existe diferença a nível gerencial nos dois conceitos. Indicadores é um valor normalmente calculado de acordo com as métricas fornecidas. O indicador possui característica quantitativa e significativa para a estratégia organizacional, sendo essenciais para a tomada de decisão. São geralmente compostos por índices, faixa de valores, frequências, comparativos, entre outros.
Os indicadores de desempenho, além de avaliar a performance organizacional, auxiliam a análise de tendência, a melhoria continua, a atuação proativa e dão transparência à empresa. Fornecem também informações para a análise de processos e implementação de melhorias, e são os elementos que guiam na direção estabelecida pelo planejamento estratégico.
Contudo, devemos perceber que apesar das diferenças conceituais entre cada um, a métrica e indicadores de desempenho possuem aplicações distintas. As métricas têm foco operacional e os indicadores possuem foco no nível tático. Ambos dão suporte as metas no nível estratégico da organização.
Outro exemplo para fixar:
Métricas:
-
Tempo de permanência em site
-
Quantidade de visitas
Indicadores:
-
Taxa de rejeição
-
Porcentagem de novos visitantes
Na situação acima podemos perceber uma lógica entre as métricas e os indicadores exibidos. Nas métricas ficam evidenciadas medidas simples, que normalmente são obtidas com pouco esforço dentro de um site, por exemplo.
A “quantidade de visitas” é uma medida bruta, geralmente obtida com recursos tradicionais de autenticação nos sistemas. Já o indicador “porcentagem de novos visitantes” se trata de um indicador de desempenho do acesso dos usuários, calculado através da utilização da métrica “quantidade de visitas”.
Portanto devemos ficar atentos quanto as diferenças intrísecas dessas definições, pois a partir do momento que compreendemos bem os conceitos, fica muito mais fácil o emprego no dia a dia da organização, contribuindo assim para o resultado das ações gerenciais.
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